Diferença entre Joias Semijoias e Bijuterias

Acessórios sempre são bem vindos seja ele masculino ou feminino, funcional como um prendedor de gravata ou mesmo um lindo par de brincos que possa complementar a beleza de quem está usando. E no mercado, encontramos diversos produtos de uma grande variação de qualidade e valores, e isso ocorre porque são feitas de materiais, custos e com objetivos diferentes. Portanto, essas peças são chamadas de semijoias, joias e bijuterias, e agora vou tentar esclarecer de forma simples e rápida as principais diferenças entre elas.

Vou começar a falar das Bijuterias que são as peças mais baratas e geralmente com grandes misturas de materiais de baixo custo como, couro, barbantes, vidro e metais não nobres como latão, cobre e zamaque. E quando esses materiais são bem utilizados proporciona uma bela qualidade em acabamento na peça. Temos que ter muita atenção quando as bijuterias são importadas da China, pois existem muitas peças que não tem tanta qualidade na sua composição devido a utilização de uma mistura de metais para que o custo fique mais barato. Porém, põe em risco a saúde de quem as usam com muita frequência, mas esse assunto de acessório e saúde será abordado em um próximo pôster.

Apesar das Bijuterias serem baratas, não significa que são feias ou de má qualidade, isso depende muito de quem a produz como por exemplo temos peças lindas de muitíssimo bom gosto e de ótima qualidade produzidas por Fabiana Novaes confira as peças em: http://www.elo7.com.br/2e67bc/loja.

Já as semijoias, são peças com um valor maior, geralmente feitas em metal não nobre, mas de alta fusão como o latão ou cobre, que proporciona um acabamento de alta qualidade podendo ser feita réplicas de joias. As semijoias além do metal, são utilizadas pedras sintéticas, cristais naturais e são banhadas em metais nobres como Ouro, Prata, Ródio Branco ou Ródio Negro, e esses banhos são de altíssima qualidade com uma grande quantidade de camada que é um dos pontos principais que as diferencia de bijuteria banhadas. O banho de ouro ou prata na bijuteria fica em torno de 1 a no máximo 4 camadas de ouro, já na semi joias o mínimo utilizado são 8 camadas de ouro e a prata a média é de 30 camadas. Essas são as diferenças entre bijuterias e semijoias, a qualidade da semijoias é de tal tamanho que dependendo da fabricação chega a confundir visualmente com uma Joia.

E Quanto as joias, são peças feitas em metais nobres, Ouro, Prata, e Ouro Branco, de valor muito mais alto podendo chegando a milhões em uma única peça, dependendo de quem a desenhou e executou e quais os materiais utilizados. As joias quando feitas em ouro amarelo ou branco geralmente são utilizadas pedras naturais, mas também podem ser utilizadas pedras sintéticas que são pedras de composição química idêntica as naturais, porém produzida em laboratório. Já as joias feitas em prata normalmente são utilizadas pedras sintéticas para que o valor não se eleve tanto. E ainda tem as joias banhadas não muito comuns, mas encontradas no mercado, como peças feitas em Prata e banhada em Ouro amarelo ou Ródio branco. 

JFonseca

Deixe um comentário

:
    Mau           Boa